quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pterodáctilo


Nome científico: Pterodactylus antiquus, Pterodactylus kochi, Pterodactylus micronyx
O que significa seu nome: "dedo voador" ou "dedo com asa"
Classe: répteis
Família: Pterodactylidae
Alimentação: carnívoros
Peso: por volta de 5 quilos
Comprimento: entre 50 e 75 centímetros ( de uma ponta da asa até a outra ponta )
Onde vivia: Europa e África
Período: no final do Jurássico  
Mais informações: Os pterodáctilos vivam perto das águas pois se alimentavam principalmente de peixes e animais pequenos. O Pterodáctilo era um animal voador e suas asas eram formadas por uma membrana que ligava o quarto dedo ao resto do corpo. O primeiro fóssil de Pterodáctilo foi encontrado em 1784, na Alemanha, e como foi o primeiro fóssil de um réptil voador a ser encontrado, o Pterodáctilo ficou muito conhecido sendo muitas vezes confundido com os  Pteranodontes.

   Fósseis

 Pterodáctilo

As principais diferenças entre eles: Os Pteranodontes atingiam tamanhos muito maiores do que os Pterodáctilos, chegando a medir 2 metros ( de uma ponta da asa até a outra ponta ) e eles eram muito mais pesados que os Pterodáctilos, chegando a pesar 15 quilos.



Braquiossauro "o pescoçudo"



Nome científico: Brachiosaurus brancai, Brachiosaurus altithorax e Brachiosaurus nougaredi
O que significa o nome: Lagarto braço
Classe: répteis
Alimentação: herbívoro
Peso: por volta de 36 toneladas
Altura: 15 metros aproximadamente 
Comprimento: 25 metros ( só o pescoço tinha aproximadamente 10 metros )
Onde vivia: África e América do Norte
Período: Jurássico ( há mais ou menos 144 milhões de anos atrás )
Mais informações: Eles passavam a maior parte do tempo comendo, e por dia um Braquiossauro comia mais do que 100 kg de plantas. Suas mandíbulas eram fortes e com dentes desenvolvidos para rasgar as folhas, e seus pescoços eram longos pois assim eles poderiam alcançar até as folhas mais altas. O primeiro fóssil de um Braquiossauro foi encontrado em 1900 nos Estados Unidos.



OBS importante: Por possuírem as patas da frente maior que as de trás, era impossível que um Braquiossauro ficasse sustentado somente pelas patas de trás, como apareceu no filme Jurassic Park.

 
  Quando os primeiros fósseis de um Braquiossauro foram encontrados, pesquisadores chegaram a pensar que esses animais viviam na água e se alimentavam de plantas aquáticas, mantendo somente a cabeça para fora da água. Hoje em dia sabe-se que eles viveram somente no ambiente terrestre e frequentavam a água somente de vez em quando.

Tiranossauro Rex

                             

Nome científico: Tyrannosaurus rex
O que significa seu nome: Lagarto Tirano Rei
Classe: répteis
Família: Tyrannosauridae
Alimentação: carnívoro
Peso: entre 5 e 10 toneladas
Altura: variava de 5 a 7,5 metros de altura quando era adulto
Comprimento: por volta de 15 m quando era adulto
Onde vivia: América do Norte, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá
Período: Cretáceo
Mais informações: Esse tipo de dinossauro não andava em bandos, normalmente caçava sozinho ou andava em grupos familiares. Apesar de sua cauda ser longa e suas pernas musculosas, o Tiranossauro Rex tinha braços muito curtos que mediam aproximadamente 1 metro de comprimento. Além de devorarem animais e outros dinossauros, os Tiranossauros Rex devoravam outros dinossauros da mesma espécie.

   

Caraterísticas que faziam o T-Rex ser uma máquina assassina: a sua ótima visão, a força de suas mandíbulas ( os músculos dessa região possibilitavam a ele morder com muito força, pelo menos duas vezes a força de uma mordida de tubarão ) e seus incríveis dentes, capazes de esmigalhar ossos.