segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Rangifer tarandus

Olá pessoal! Como hoje é véspera de Natal resolvi publicar uma postagem sobre as renas em homenagem às renas do trenó do Papai Noel, já que sem elas não haveria Natal, pois como o velhinho iria entregar os presentes sem elas? Nessa postagem vocês encontrarão várias coisas legais sobre esses incríveis animais, que diferente do que imaginamos, não conseguem voar!



Nome científico: Rangifer tarandus
Nome popular: Rena ou Caribu
Filo: cordados
Classe: mamíferos
Família: Cervidae
Alimentação: onívoros
Peso: alguns macho chegam a pesar 300 kg e na maioria das vezes possuem duas vezes o peso da fêmea
Onde podem ser encontrados: regiões antárticas como por exemplo no norte do Canada, na Rússia, na Escandinávia, no Alaska e na Islândia.
Mais informações: as renas ou caribus são animais do grupo dos cervídeos, que habitam regiões muito frias e estão sempre em manada. A dieta desses animais é bem variada, pois eles chegam a comer pássaros e ovos além de bambus, ervas e algumas folhas. Uma coisa que os diferenciam do outros cervídeos é que tanto o macho quanto a fêmea possuem galhadas, usadas para defesa. As renas normalmente são grandes, possuem cascos afiados e pele coberta por muitos pelos, necessários ao animal devido ao habitat muito frio em que eles vivem. São casadas pelos seres humanos por causa de sua pele e algumas são até domesticadas e usadas para puxar trenós das regiões frias e é por isso acredita-se que elas puxam o trenó do bom velhinho!