domingo, 9 de dezembro de 2012

Trilobitas ( Phacops )



Os Trilobitas foram animais invertebrados do filo dos artrópodes, que habitaram os mares do planeta Terra há milhares de anos atrás, durante o período Cambriano, na Era Paleozóica. Alguns viviam andando no fundo dos oceanos, enquanto outros nadavam. Eles mediam entre 3 e 10 centímetros, porém alguns deles eram bem maiores e chegavam a medir 1 metro. Eles possuíam um exoesqueleto de quitina cheios de de carbonato de cálcio, que nos permitem nos dias de hoje, obter várias informações sobre esses seres. Sabemos que existiram várias espécies de Trilobitas, entre elas estão alguns exemplos: 


Dalmanites limulurus
Asaphus sp.
Bellacartwrightia sp.

Hoje em dia eles estão todos extintos podendo ser encontrados somente dentro de rochas como fósseis!

INFORMAÇÕES:

Origem do nome: foi assim chamado pois seu corpo apresentava três lobos referentes à três subdivisões longitudinais: uma central e duas laterais.
Filo: artrópodes
Classe: Trilobite

Noctilio albiventris


Nome científico: Noctilio albiventris
Nome popular: Morcego-buldogue
Origem do nome: essa espécie é assim chamada pois sua cara parece com a de um Buldogue
Filo: cordados
Classe: mamíferos
Família: Noctilionidae
Alimentação: carnívoro
Tamanho: aproximadamente 6 cm
Onde pode ser encontrado: América Central e América do Sul
Mais informações: O Morcego-buldogue é um mamífero do grupo dos Quilópodes. Ele gosta de comer insetos e alguns peixes e para identificar sua presa ele usa o Sonar ou "ecolocalização". Possui hábitos noturnos e é parente do Morcego-pescador. Eles podem viver por volta de 10 anos e atingem a maturidade sexual com 1 ano.